sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Obrigado, MTV

Durante alguns anos de minha vida, às 15:00 (acho), eu costumava assistir um programa no canal 9. O programa noticiava acontecimentos do meio musical, além de entrevistar ao vivo artistas do cenário brasileiro que estavam "começando". O programa durava o restante da tarde e entre uma notícia / entrevista e outra, rolava um clipe. O programa era o Supernova e o canal era a MTV.

Não vou ficar aqui dizendo da importância da MTV pro cenário musical brasileiro. Isso todo mundo já sabe. A MTV sempre foi um canal jovem e antenado com tudo o que era relevante para o jovem. Usando a música como apoio, conseguiu espaço para tratar de outros assuntos (crises adolescentes, sexo, política, educação). E isso era praticamente o único meio para o jovem ter contato com estas informações usando a nossa linguagem.  Foi por causa da MTV, que eu passei a ter uma visão mais crítica do mundo. Era o canal perfeito. Juntava diversão e papo sério às vezes em um único momento. Eu passava horas em frente a TV esperando começar o Disk, pra ver os clipes, a apresentadora, e treinar no violão o repertório que seria executado no colégio no dia seguinte. Fora os outros programas, como o Piores Clipes do Mundo, Gordo a Go Go, 15 Minutos, Os shows (os melhores acústicos são os da MTV Brasil), os debates com o Lobão e é claro, o VMB. A única premiação musical que aprende na hora com seus erros e ainda faz a MTV sofrer auto-bulling.

E hoje, às 00:01 de sexta-feira, 27/09/2013, horário da publicação deste post, este canal vai sair da TV aberta. A MTV tentou resistir às mudanças que eram impostas pelo mercado e pela internet. A internet matou a MTV? Não. Ela só não evoluiu o suficiente. Seleção natural... Em sua última hora de vida, a MTV está sendo o que ela sempre foi: um canal ousado, sério, louco e direto.

Obrigado, MTV.



Um comentário:

  1. Eu assisti a estréia da MTV nos anos 90 ... com o clipe da Marina Lima, apresentado pela Astrid e tudo ... pretendo assistir também ao último minuto de vida do canal ... boas recordações !

    ResponderExcluir