sábado, 17 de agosto de 2013

Led Zeppelin - Celebration Day (2012)


Muitas bandas e artistas são pilares do rock. Hoje é fácil chegarmos a esta conclusão quando falamos de um Chuck Berry, Elvis, The Who, The Beatles. E quando os antigos membros destas bandas resolvem se juntar para um último show ou turnê, o resultado pode não ser tão interessante. Quando o Queen resolveu voltar, a turnê com Paul Rodgers foi a única que poderíamos ver algum resquício do que foi o Queen. Nos últimos shows de Elvis, ele parecia um cover dele mesmo. E de péssima qualidade.

O Led Zeppelin acabou logo após a morte de John Bonham, em 1980. Após isso, cada integrante seguiu seu rumo, mas nunca se desligando totalmente da música. Robert Plant e Jimmy Page seguiram em trabalhos diferentes com outras bandas e parcerias. John Paul Jones buscou trabalhos como produtor e consolidou-se nos bastidores. Mas em 2007, eles estavam juntos para anunciar uma última apresentação para 20.000 felizardos em Londres, com o filho de John, Jason Bonham nas baquetas. Talvez essa apresentação seja para apagar de vez o fiasco que foi uma outra apresentação com esta mesma formação, em 1988. Mas a dúvida ainda permanecia: vai ser bom?

O show foi simplesmente arretado. Os vovôs não só provaram que ainda são o Led Zeppelin, como reafirmaram suas posições de Pilares do Rock. Tocaram todas os clássicos da banda. Junte isso com uma direção espetacular, com tempos praticamente iguais para os integrantes, takes no tempo certo com os ângulos de câmera corretos e temos um registro épico. Parece que as imagens refletem exatamente o que está acontecendo no palco, nos levando para dentro da Arena O2. Quando eu assisti no cinema, eu me senti lá. Eu fazia parte daquele público.

E devo reforçar que o ponto alto do show não foi Stairway to Heaven. Eu duvido que o Led tenha gravado uma versão de Kashmir melhor do que a mostrada na Arena O2.

Se você ainda não viu este show, não bobeie. Ouça e veja o Led Zeppelin 99% do que ele era no seu auge. Talvez seja um dos poucos casos de uma banda que voltou melhor do que quando acabou, nem que seja por uma única e última vez.

Setlist:

  1. Good Times Bad Times
  2. Ramble On
  3. Black Dog
  4. In My Time of Dying
  5. For Your Life
  6. Trampled Under Foot
  7. Nobody's Fault but Mine
  8. No Quarter
  9. Since I've Been Loving You
  10. Dazed And Confused
  11. Stairway To Heaven
  12. The Song Remains The Same
  13. Misty Mountain Hop
  14. Kashmir
  15. Whole Lotta Love
  16. Rock and Roll


Nenhum comentário:

Postar um comentário