sexta-feira, 1 de março de 2013

Pouca Vogal - Ao vivo em Porto Alegre (2009)



"As melhores essências estão nos menores frascos." A primeira vez que ouvi este ditado eu estava no primeiro ano do ensino médio, por meio de um professor. A situação era que a turma estava tirando onda com uma colega baixinha. Depois que o professor falou a citação, toda a turma olhou para a baixinha com um pouco mais de respeito. Bons tempos. Porém, eu pensava que esse ditado era aplicado apenas a pessoas... Até agora.

Com uma pegada mais inglesa, o rock gaúcho surgiu pela primeira vez em 1967, com a banda Bixo da Seda e teve outros nomes de peso como Os Replicantes. Porém, as duas maiores bandas do rock gaúcho na atualidade são Cidadão Quem e Engenheiros do Hawaii.

Os vocalistas e compositores principais das bandas, Duca Leindecker  e Humberto Gessinger, se conhecem há muito tempo e o destino fez com que eles tivessem suas próprias bandas. Porém, eles sempre tiveram a vontade de realizar um projeto juntos. Uma parceria que se concretizou em 2008, quando eles interromperam as turnês das suas respectivas bandas para terem foco total na empreitada.

Com o nome de Pouca Vogal, "a menor banda do rock gaúcho" gravou oito canções em estúdio e as publicou no álbum "Pouca Vogal - gessinger + leindecker", disponibilizado no website da dupla. Em 2009, foi gravado em Porto Alegre o segundo trabalho do grupo, "Pouca Vogal - Ao vivo em Porto Alegre".


O repertório é composto basicamente de canções da Cidadão Quem e Engenheiros do Hawaii em versões eletro-acústicas além das canções próprias do projeto. O que impressiona é a variedade de instrumentos tocados por duas pessoas durante o show. Leindecker cuida da percussão, guitarras e violões, enquanto Gessinger cuida dos teclados/pianos/harmônicas além da viola e violão. Além disso, a qualidade das letras e harmonias é notável em todas as canções. As distorções da guitarra combinam perfeitamente com o som do violão, sem sobreposições. Os momentos de destaque dos músicos, como por exemplo os solos de guitarra ou a base no piano também são bem distribuídos, passando a ideia de que existe mesmo uma parceria e não a figura de um líder.

O show também conta com participações de Luciano Leindecker, irmão de Duca e baixista da Cidadão Quem, e da Orquestra PoaPops, sob a regência do maestro Fernando Cordella e arranjos de Tiago Kreutzer. O show foi gravado de forma independente e lançado nove meses depois pela gravadora Som Livre. Gessinger declarou que o último show da Pouca Vogal foi no dia 9 de dezembro de 2012. Porém, nunca se sabe o que vem desses dois músicos.

No geral, só tenho a dizer que aquele velho ditado foi comprovado agora em um aspecto mais geral. De fato, "As melhores essências estão nos menores frascos".

Faixas:
  1. Depois da Curva
  2. Até o Fim
  3. Girassóis
  4. Breve
  5. Dia Especial
  6. Somos Quem Podemos Ser
  7. Música Inédita
  8. Na Paz e Na Pressão
  9. Além da Máscara
  10. Pinhal
  11. Pra Quem Gosta de Nós
  12. Toda Forma de Poder/Banco
  13. Refrão de Bolero
  14. Ao Fim de Tudo
  15. Tententender
  16. O Amanhã Colorido
  17. Pouca Vogal
  18. A Montanha
  19. O Voo do Besouro
  20. A Força do Silêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário